quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Eu, Alaíde Stagliano





Há tempos escuto essa pergunta, como você começou? Porque começou?...
Parei por uns minutos e comecei a pensar na minha infância, lembro de uma professora que um dia me parou e perguntou: “ Alaíde, porque você sempre desenha baleia? e sempre com o rabo quadrado?” Pensei: eu gosto dela com o rabo quadrado. Ela tentou mudar meu jeito desenhar, mas, não adiantava, eu era cismada com baleias, parece que eu queria provar a ela que baleias são bonitas também com o rabo quadrado. Ao mais tardar irá entender o porquê dessa lembrança.
Me esforçava para agradar os professores de artes,numa certa idade, eu era notada na sala por desenhar sereias, e menininhas, mesmo sem ter aulas meus colegas ficavam impressionados com meu senso para desenho de corpo humano. Minha diversão, era um caderno e nele fazia vestidos de noivas, páginas e páginas de criações, estilos. Sonhava que um dia iria fazer estilismo e fazer vestidos de noivas, por um bom tempo desenhei muito. Peguei uma época, que a moda era comprar vestidos para as Bonecas, quando achava algum retalho, eu pegava e tentava fazer, não sei se ficavam bonitos pois não tenho recordação deles, eu sempre guardava numa caixinha.
Com os anos, prestei vestibular, pedagogia, passei, e cursei.Ainda como Hobby continuava a desenhar, pegava fotos de amigos, desenhava, e dava de recordação.Não tinha técnica porque fazia por instinto, enfim, sem técnica mesmo. Muitos questionavam, o que eu estava fazendo ali no curso de pedagogia. Nos dois últimos anos da faculdade ficou mais evidente, e não sei por que, nos meus estágios só utilizei coisas manuais, principalmente a massinha caseira e argila.
Nessa época louca de estudos, trabalhava num banco, no final da faculdade as meninas compravam muitas coisas de biscuit e outros, eu olhava e sempre pensava: “puxa, é bonitinho, mas, eu não gosto do biscuit, a aparência deles não me agradava. Pensei, acho que é mal acabamento ou é o material mesmo que não gosto.
Logo, fui a uma loja, e vi uma cola para biscuit. Acho que como o rabo da baleia, cismei, porque sempre gostei de massas, porque o biscuit me dava aquela sensação estranha? Fui para casa e coitada da minha mãe, era biscuit na frigideira, e dalê eu no chão amassando, era trabalhoso, e como, mas, eu queria desvendar, eu queria provar para alguém que fazia melhor... E para onde levei minha primeira experiência? para o banco... nesse período eu ia só para visitar minhas colegas, já que havia saído para tentar a sorte na área da educação.
Foi algo tão natural, que quando dei por mim, estava eu vendendo para as meninas do banco, fiz milhares de quadrinhos, caixinhas, vendi por meses assim. Certo dia passando perto de um sebo, vi uma revista com um casal de noivinhos, horripilante, e pensei, puxa, vou tentar fazer.., a idéia é boa...e acho que consigo fazer melhor.
Primeira tentativa saiu uma noiva corcunda, achatada. Não aceitei, joguei-a fora, e fiz outra e outra, até que publiquei em alguma rede social. Até que um dia surgiu uma noivinha, fiz minha primeira noivinha em setembro de 2007, e assim... Foi se passando os anos, eu melhorei, as noivinhas melhoraram, e aqui estou... Sempre quando termino uma peça, vejo como progredi em algo, é fantástico.
Hoje, parando para pensar, desde a infância enredei ao caminho das noivas, sem querer, estava eu doutrinando a sonhar como elas e como o rabo da baleia, continuo a persistir nas minhas vontades, crenças, gostos, sonhos...
Talvez naquele rabo quadrado, eu tinha em mente que era para impulsionar mais e mais a baleia no seu nado, onde ela pudesse percorrer por vários lugares, e na sua liberdade provar experiências... E provar para “alguém” que gosto do que eu faço, mesmo sendo do meu jeito, quadrado. Cada um com seu estilo, e com seu rabo... Quadrado, redondo, pontudo... Sua essência, e aqui está nesse blog um pouco da minha... Essência, minha vitrine.
Bem vindos (as), fique a vontade para acompanhar minhas obrinhas e quando puder deixe seu recadinho, isso fará impulsionar mais e mais meu trabalho, Um grande beijo!
Alaíde Stagliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!! Sua visita me deixa muito feliz!
Um grande beijo,
Alaíde Stagliano